Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Leia nossa política de privacidade

CNAE Consultório Médico: entenda qual a classificação ideal

18 de novembro de 2022
Médico

O profissional da saúde que deseja legalizar seu consultório médico, esbarra na obrigatoriedade de escolher o CNAE, um dos pré-requisitos para a abertura do CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. 

Ao escolher de maneira errada, o empreendedor pode ter que arcar com uma carga tributária mais alta do que a que seria prevista, justamente pelo fato de ter escolhido um CNAE incompatível com a sua atividade econômica.

Para evitar esse tipo de intercorrência, continue a leitura e aprenda o que é CNAE. Além disso, saiba como escolher a classificação de atividades ideal para o seu consultório médico.

Aproveite para ler também: Contabilidade Digital para Médicos em Belo Horizonte: por que contratar?

O que é CNAE?

CNAE é a sigla para “Classificação Nacional de Atividades Econômicas”, instituída com a finalidade de evitar fraudes e melhorar a gestão do pagamento de impostos. Cada CNAE é formada por um código que compreende: seção, divisão, grupo, classe e subclasse. 

Essa classificação é feita pela CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), pertencente ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Instituída em 4 de dezembro de 2006, a CNAE foi oficializada dois dias depois nas resoluções do CONCLA.

Esse órgão é responsável por fazer a categorização de empresas, instituições públicas, profissionais autônomos, atividades econômicas, dentre outros. Para tanto, são utilizados códigos de identificação convencionados em todo o país.

É visto que muitas empresas da área da saúde têm mais de uma atividade geradora de renda. Nesse aspecto, o consultório médico também pode ter mais de um CNAE, sendo: atividade primária e atividades secundárias.

Para que serve a CNAE?

Em um primeiro momento, essa classificação é indispensável para a legalização do consultório médico (abertura do CNPJ e registro).

Isso porque, um dos processos envolvidos na abertura do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), é o apontamento de uma CNAE na ficha cadastral de Pessoa Jurídica (FCPJ).

Além disso, aos profissionais da saúde que desejam abrir um consultório médico, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas tem outra função que não deve ser desconsiderada: estabelecer o conjunto de regras utilizadas para o recolhimento de impostos.

Qual a CNAE de um consultório médico?

Os consultórios médicos podem utilizar os CNAEs da seção “saúde humana e serviços sociais”, disponível na CONCLA. Essa seção apresenta as divisões 86, 87 e 88. Dessa forma, basta clicar sobre cada divisão citada para ter acesso às ramificações.

Então, para encontrar as CNAEs ideias para o seu consultório médico, é necessário escolher, dentro da seção dedicada às atividades da saúde: a divisão, o grupo, a classe e a subclasse.

É importante ler atentamente quais os serviços englobados e os locais de atendimento: 

  • Hospitais;
  • Ambulatórios;
  • Consultórios;
  • Clínicas;
  • Centros de assistência psicossocial;
  • Unidades móveis de atendimento a urgências e remoções;
  • Domicílio do paciente.

Esse fator é muito importante pois estabelece o limite físico de atuação.  

Nesse sentido, uma clínica médica que presta atendimento a dependentes químicos, pode exercer sua atividades com base na CNAE 8720-4/99, que engloba as “atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química e grupos similares não especificadas anteriormente”.

Assim, cada especialidade terá um código diferente. Portanto, é importante dizer que não existe uma única CNAE para consultório médico. Com isso, o médico deve escolher os CNAEs de forma minuciosa, de acordo com os tipos de serviços prestados aos pacientes. 

Quais problemas surgirão, se usar a CNAE errada?

As regras de tributação, as licenças e os alvarás são definidos de acordo com as atividades prestadas pelo consultório médico

Portanto, ao escolher as CNAEs erradas, a empresa estará atuando de forma irregular, podendo ter problemas com o enquadramento do regime tributário e com a obtenção de incentivos fiscais. 

Caso o fisco identifique o erro, a empresa corre o risco de pagar multas e um valor mais alto de impostos, devido à escolha errada.  

Como o leitor pôde observar, para fazer a escolha da CNAE para consultório médico é necessário realizar um estudo prévio, para evitar erros. Para legalizar seu consultório médico de forma simplificada e assertiva, conte com o auxílio da Cnpjotas. 

Entre em contato e fale com nossos especialistas. Temos as melhores soluções contábeis para médicos e clínicas médicas.

Se você gostou desse artigo, aproveite para aprender sobre Médico pessoa jurídica: porquê e quando seguir esse regime. Além disso, conheça o nosso blog e siga as nossas redes sociais

Assine a newsletter com conteúdo exclusivo diretamente no seu email

Não enviamos spam.


    Obrigado pela sua assinatura!
    Alguma coisa deu errado. Tente novamente mais tarde
    Botão Fechar
    Verificado pela Leadster
    Botão Fechar
    Logo