Se tornar MEI pode ser uma solução para quem está com o nome sujo na praça.
Sabemos que não ter crédito é uma situação bem desagradável, que aumenta a dificuldade de obter soluções para colocar a vida financeira em dia. Por isso, se tornar um microempreendedor individual pode resolver dois problemas de uma única vez.
Pois, enquanto você resolve a sua situação financeira, é possível voltar a ter o acesso a financiamentos, empréstimos e oportunidades especiais. Acompanhe o artigo e descubra as vantagens de se tornar um microempreendedor individual mesmo com o nome sujo!
Aproveite para ler também: Cuidados ao abrir um novo negócio?
O que é MEI?
O MEI, Microempreendedor Individual, diz respeito a um modelo empresarial simplificado. Criado pela Lei Complementar n°123 de 2018, tem como finalidade facilitar o acesso da população à formalização de seu próprio negócio.
Quem se enquadra no MEI, adota o regime tributário Simples Nacional, um dos mais populares e econômicos do país. Como o próprio nome já deixa claro, a proposta deste tipo de empresa é simplificar o cumprimento das obrigações tributárias.
Por isso, para realizar o pagamento dos tributos referentes ao mesmo, o empresário deve realizar o pagamento da DAS, Documento de Arrecadação do Simples Nacional, de forma mensal. Uma guia única responsável pela unificação de oito tributos. Com o MEI, muitos brasileiros que já ofereciam seus produtos e serviços de maneira informal, puderam adquirir mais proteção social, oportunidades e direitos. Existem muitas vantagens em se tornar MEI, e é sobre isso que veremos a seguir:
Vantagens de se tornar MEI
Listamos abaixo as vantagens de se tornar um microempreendedor individual:
- Possuir CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e alvará de funcionamento;
- Ser capaz de emitir nota fiscal;
- Ter a possibilidade de vender para órgãos governamentais;
- Dispor de certos produtos bancários disponíveis para empresas, como linhas de crédito e financiamentos com condições especiais;
- Aproveitar custos reduzidos no pagamento de tributos;
- Usufruir de impostos resumidos em uma única guia DAS (Declaração de Arrecadação do Simples Nacional);
- Oportunidade de contratar um colaborador em regime CLT;
- Ganhar direitos previdenciários como salário maternidade, aposentadoria e pensão por morte;
- Comprar carro com desconto (o valor pode chegar a 30% mais em conta);
- Contratar plano de saúde com menos custos.
Aprenda mais sobre: Benefícios de se formalizar como MEI.
Quem pode se tornar um microempreendedor individual
Para desfrutar das vantagens de se tornar MEI é preciso atender alguns requisitos. Confira:
- É necessário ter 18 anos ou ser emancipado a partir dos 16;
- Não pode ser sócio, administrador ou titular de outra empresa;
- Deve exercer uma das atividades apresentadas na Resolução CGSN nº 140 ou na lista de atividades do Portal do Empreendedor;
- Precisa faturar até o limite de R $81 mil por ano.
Percebeu que não há impedimento para quem está com o nome sujo? Pois é, possuir restrições no CPF não é uma barreira. Inclusive, se você está com o nome sujo, abrir um CNPJ pode ser a chance que faltava para mudar de vida
Como quitar as dívidas?
O SPC e Serasa oferecem serviços online de regularização de nomes. Portanto, é possível negociar a sua dívida com os lucros do MEI. Essa é uma das vantagens de se tornar um microempreendedor individual.
Após o pagamento da dívida, demora em média 5 dias úteis para que o nome fique limpo de vez. Além disso, é bom observar se a sua dívida já tem mais de 5 anos ou se entrou no processo de renegociação.
Como abrir o seu MEI?
É bem simples abrir um MEI e começar a usufruir das vantagens de se tornar um microempreendedor individual. Primeiro, saiba qual tipo de negócio será, e o nome da sua empresa. Depois, veja se a atividade que escolheu está presente na lista do MEI.
É possível abrir o MEI através da internet, seguindo o passo a passo:
- Acesse o Portal do Empreendedor e vá em “Quero ser MEI” que está na página inicial;
- Clique em “Formalize-se” que é logo a primeira opção;
- Digite seu CPF para criar ou acessar sua conta gov.br:
- Depois é preciso inserir dados pessoais como RG, telefone, e-mail, etc;
- Por fim, defina a atividade da empresa e adicione endereço;
- Para encerrar, basta aceitar as declarações e clicar em “Continuar”
Um código será enviado para o seu celular. Pronto, os documentos, alvará provisório e certificado de condição de MEI ficarão disponíveis.
Precisa de ajuda com a gestão da sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!
Nós, da Cnpjotas, aplicamos a Contabilidade Consultiva para gerar resultados positivos para a sua empresa.
Se você gostou do artigo sobre as vantagens de se tornar MEI mesmo com o nome sujo, fique ligado em: Como abrir um negócio online?
Aproveite para curtir as nossas redes sociais e compartilhar o conteúdo do nosso blog com os seus amigos. Até a próxima!