O guia do Introvertido para o sucesso nos negócios

13 de janeiro de 2023
Marketing

Ao contrário da crença popular, você não precisa ser extrovertido para ser um empreendedor de sucesso.

Não acredita em mim?

Dê uma olhada na enorme quantidade de empreendedores de sucesso sobre os quais as pessoas falam todos os dias: Zuckerberg, Eva Williams, Kevin Systrom e David Carp. Se esses nomes não são familiares para você, talvez você os reconheça: Facebook, Twitter, Tumblr, Pinterest & Instagram. E agora, consegue se familiarizar com alguns destes? Embora eu não possa falar pessoalmente com cada um deles se identificando como introvertidos, sei que eles não são absolutamente o tipo de pessoa que pode correr até você em uma festa e simplesmente começar a falar.

No passado, coisas como eventos de networking ou conferências eram onde uma grande quantidade de conexões era feita. Esses cenários tornaram absolutamente necessário que os jovens empreendedores se apresentassem de maneira extrovertida. Se eles não fossem extrovertidos, talvez achassem necessário trazer alguém a bordo que fosse. Mas agora, é diferente. Estamos nos dias de glória do empreendedor introvertido. Por causa da tecnologia, existe muitas maneiras de construir uma empresa agora, falar com pessoas e fazer conexões no mundo dos negócios.

Agora, cara-a-cara não é mais o padrão. Embora eventualmente aconteça quando você está construindo um grande negócio.

Mas para sobreviver em um mundo de extrovertidos, separei 3 regras simples, guias, para você!

Regra 1 | Seja Gentil Consigo Mesmo

Você pode se preparar para o sucesso ou pode se preparar para o fracasso.

A escolha é 100% sua.

Se você sabe que os eventos de networking o esgotam, não vá. Use os anúncios do Twitter ou Instagram para promover suas ideias. Escreva um livro. Use o marketing de atração. Faça com que as pessoas venham até você.

Se gerenciar pessoas suga a força vital de seu cérebro, então não faça isso. Contrate alguém que possa fazer isso por você. Administre um negócio que não exija gerenciamento de pessoas (pense: investir, escrever, carrinho de comida, freelancer, etc.)

Saiba o que te excita. Saiba o que te desanima.

Evite as coisas que o desanimam.

Não faça algo que você odeia. Você não vai ficar com isso por tempo suficiente para ser bom nisso.

Seja gentil consigo mesmo.

Regra 2 | Peça por ajuda

Você não precisa fazer tudo no seu negócio. Você só precisa garantir que sua empresa faça tudo o que deveria. Enorme diferença.

O que o seu negócio está deixando de fazer bem agora? Se você é introvertido, acho que:

  • Vendas
  • Atendimento/retenção de clientes
  • Marca/Marketing
  • Mídia social
  • etc.

Pode parecer psicótico, mas há muitas pessoas por aí que querem fazer esse tipo de coisa para viver. Eles estão apenas procurando alguém como você para dar a eles essa oportunidade.

Encontre-os (eles são fáceis de encontrar). Peça a ajuda deles. Deixe-os ajudá-lo.

Não seja teimoso.

Regra 3 | Faça as Coisas do Seu Jeito

A melhor maneira de administrar seu negócio/empreendimento/organização/qualquer coisa é aquela que o mantém motivado, energizado e focado. Qualquer outro conselho é apenas uma distração.

E distrações são caras.

E meus queridos introvertidos, somos notoriamente ruins em fazer coisas que não combinam com nosso eu interior. Você sabe que é verdade.

Por isso:

Se todo mundo está entrando na onda do podcasting, mas você odeia a ideia de ter que falar com pessoas reais enquanto está sendo permanentemente gravado… então não faça isso. 

Não existe “o melhor caminho para X”. Se houvesse, todos os negócios seriam iguais. Todo investidor seguiria as estratégias de Warren Buffet perfeitamente e seria tão rico quanto ele. Mas isso não acontece.

Há outra peça nisso tudo. 

Essa peça é você.

Você tem que ser você. Você tem que fazer de uma maneira que você pode fazer.

Conselhos (como este artigo) são alimentos divertidos para o cérebro, mas na maior parte são inúteis.

A única maneira de ter sucesso nos negócios é administrar uma grande organização. Você já deve ter lido isso em algum lugar. Provavelmente em muitos lugares.

Mas essa afirmação é falsa. 

O negócio é pessoal. São suas ideias colocadas em ação. É arte.

Isso significa que tem que vir de você. Não pode vir de nenhum outro lugar.

Especialmente se você for introvertido como eu.

A bola está do seu lado

Aposte em seus pontos fortes. Se você precisa se sentar o dia todo em sua mesa e se concentrar, faça isso. Se isso está funcionando para você, faça acontecer dessa maneira. Mas nunca pense que você precisa ser mais alto, mais extrovertido, uma personalidade maior. 

Este é um ótimo momento para você construir uma empresa, e a bola está do seu lado.

A mídia social, a tecnologia e o precedente atual que está sendo estabelecido colocam as coisas a seu favor. A balança está inclinada. Aposte na sua personalidade.

## Este artigo foi revisado e traduzido por Filipe Ronald, Especialista em Marketing Digital na Cnpjotas.
## Fontes: @SMMykal/@garyvee em Medium.com

Assine a newsletter com conteúdo exclusivo diretamente no seu email

Não enviamos spam.


    Obrigado pela sua assinatura!
    Alguma coisa deu errado. Tente novamente mais tarde