O que é uma revisão semanal de métricas?
Uma revisão semanal de métricas é uma reunião de equipe síncrona para revisar as principais métricas de um produto/ serviço com todos os membros funcionais de uma determinada equipe!
Uma revisão semanal de métricas deve ser curta e agradável (pense em 5 a 15 minutos, normalmente no início de uma reunião regular da equipe) onde o grupo deve examinar como as principais métricas progrediram nas últimas semanas;
E é sempre importante manter a reunião leve. A preparação deve ser fácil, de preferência não mais do que 30 minutos.
O que é um resultado bem-sucedido para uma revisão semanal de métricas?
As revisões de métricas são diferentes das revisões de produtos ou reuniões de decisão; o ponto é um entendimento compartilhado de como a equipe está progredindo em direção a seus objetivos, não tomando decisões ou criando itens de ação.
O resultado ideal de uma revisão de métricas é que cada pessoa desenvolva uma compreensão compartilhada das seguintes questões:
1. Como estamos nos saindo em relação aos nossos objetivos?
Poucas coisas concentram um grupo de forma tão eficaz quanto ver um gráfico de progresso semanal avançando em direção a uma meta. O ritual de fazer isso juntos força a sala a confrontar questões como Temos probabilidade de atingir nosso objetivo?” e “Nosso trabalho recente está tendo o impacto que esperávamos?”, o que acaba levando à pergunta do Santo Graal: nossa estratégia está funcionando?
2. Quais alavancas são mais importantes para alcançarmos nossos objetivos?
Se fosse óbvio o que uma equipe deveria fazer, o sucesso seria garantido. Infelizmente, não é assim que o mundo funciona!
O trabalho em equipe criativo é uma esteira infinita de tentativa e erro – crie ideias que você acredita que levarão a um resultado desejado e, em seguida, faça o trabalho para ver se você está certo. Quando você leva em conta os resultados é quando você aprende a aprimorar suas habilidades.
3. O que é normal?
Todo negócio tem algum nível de volatilidade e sazonalidade. Por exemplo, os aplicativos corporativos são mais usados durante a semana, enquanto os videogames são mais jogados nos finais de semana. Digamos que você espere que janeiro seja pior do que dezembro para o seu negócio e, como previsto, você vê uma queda em janeiro. Qual seria o tamanho da queda para você ficar preocupado com a possibilidade de algo estar errado?
A familiaridade com os ritmos normais do seu negócio é essencial para identificar rapidamente quando você pode precisar agir porque algo está errado ou quando é provável que haja um erro em sua medição.
Com o tempo, uma compreensão bem apurada do que é normal leva a uma melhor previsão e planejamento futuro.
A prática de revisões semanais de métricas cria uma compreensão compartilhada do progresso, aprimora as decisões estratégicas de uma equipe e permite uma detecção mais rápida de problemas.
Lembrando que sua revisão de métricas não precisa ser totalmente abrangente para começar. Considere começar com um intervalo de 10 a 15 minutos a cada duas semanas. Use as primeiras sessões para obter feedback sobre o conjunto certo de métricas e cortes a serem observados.
Lembre-se: é melhor começar pequeno e aumentar com o tempo do que sobrecarregar o grupo folheando dezenas de gráficos e números. Você sempre pode acompanhar com um breve e-mail resumindo o que foi discutido, com links para uma exploração mais aprofundada.
Gostou desse artigo? Leia também: Empreendedorismo? Eis a questão.